Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
ATecnogera está lançando uma solução móvel de energia sustentada com baterias de lítio, alternativa ao uso dos geradores a diesel. Desenvolvido ao longo de um ano e com tecnologia 100% brasileira, obteve um investimento de R$ 1 milhão, com previsão de movimentar o mercado de locação de energia em até R$ 5 milhões nos próximos 5 anos.
A RD Saúde, que engloba Raia e Drogasil, está sendo a primeira rede a testar e adotar a solução que vai passar a energia temporária em uma de suas farmácias em São Paulo, localizada na avenida São Gabriel, 281, no bairro Jardim Paulista.
De acordo com a empresa, o produto funciona usando baterias de lítio que são reaproveitadas de outros equipamentos de mobilidade da Tecnogera: as plataformas elétricas para trabalho em altura. Quando utilizadas nas plataformas, além de mais silenciosas, essas baterias não emitem poluentes durante o uso e não geram custo para abastecimento com combustível, diferenciais em relação às plataformas convencionais que funcionam a diesel.
As baterias de lítio têm cerca de 5 a 10 anos, dependendo da forma de uso em aplicações de mobilidade, mas podem ser utilizadas para armazenamento de energia, resolvendo também a questão do descarte. O projeto da Tecnogera consiste em reaproveitar estes materiais para a substituição total ou parcial dos geradores a diesel.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental