Tecnogera lança solução móvel de energia com baterias de lítio

Em: 02/04/2024 às 08:46h por Canal Energia

Sistema de energia teve investimento de R$ 1 milhão e servirá de apoio para o abastecimento elétrico

ATecnogera está lançando uma solução móvel de energia sustentada com baterias de lítio, alternativa ao uso dos geradores a diesel. Desenvolvido ao longo de um ano e com tecnologia 100% brasileira, obteve um investimento de R$ 1 milhão, com previsão de movimentar o mercado de locação de energia em até R$ 5 milhões nos próximos 5 anos.

A RD Saúde, que engloba Raia e Drogasil, está sendo a primeira rede a testar e adotar a solução que vai passar a energia temporária em uma de suas farmácias em São Paulo, localizada na avenida São Gabriel, 281, no bairro Jardim Paulista.

De acordo com a empresa, o produto funciona usando baterias de lítio que são reaproveitadas de outros equipamentos de mobilidade da Tecnogera: as plataformas elétricas para trabalho em altura. Quando utilizadas nas plataformas, além de mais silenciosas, essas baterias não emitem poluentes durante o uso e não geram custo para abastecimento com combustível, diferenciais em relação às plataformas convencionais que funcionam a diesel.

As baterias de lítio têm cerca de 5 a 10 anos, dependendo da forma de uso em aplicações de mobilidade, mas podem ser utilizadas para armazenamento de energia, resolvendo também a questão do descarte. O projeto da Tecnogera consiste em reaproveitar estes materiais para a substituição total ou parcial dos geradores a diesel.