Importação de energia da Venezuela está sem previsão, diz ONS

Em: 01/04/2024 às 08:42h por Canal Energia

Linha de transmissão que escoaria a produção da UHE Guri para o Brasil ainda não passou no teste de 96 horas que é necessário para ter a autorização

O diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Luiz Carlos Ciocchi, comentou nesta quinta-feira, 28 de março, que está sem previsão o início da importação de energia da Venezuela. Segundo ele, a linha de transmissão que vem do país vizinho não passou no teste de 96 horas ininterruptas para que essa importação fosse autorizada.

Ele disse em conversa com jornalistas depois do leilão de transmissão na B3, que pelo lado técnico, as condições relacionadas a procedimento, segurança e recursos para garantir o abastecimento no lado brasileiro está assegurado e pronto. Acontece que o problema está do lado de lá da fronteira.

Ciocchi disse que os investimentos para a recuperação da linha para o escoamento da energia da UHE Guri devem estar sendo feitos, conforme a informação dada pelo operador venezuelano. Apesar disso, todos os testes realizados não conseguiram alcançar o mínimo exigido pelo Brasil.

A Âmbar Energia é que está autorizada a importar a energia da Venezuela por meio da interconexão na região Norte. Essa internalização da energia elétrica gerada no país vizinho foi interrompida na gestão federal passada, depois do encerramento do contrato.