Volkswagen dará início à produção de ônibus elétrico em 2024

Em: 14/03/2024 às 08:47h por Canal Energia

e-Volkbus está em exposição pela primeira vez em fórum de eletromobilidade no Rio de Janeiro

A Volkswagen Caminhões e Ônibus confirmou que dará início à produção de seu ônibus elétrico ainda em 2024. O modelo chamado eVolksbus está em desenvolvimento no centro mundial de engenharia da VWCO, em Resende (RJ), e se vale de todo conhecimento acumulado pela empresa nos cinco anos de experiência com o primeiro caminhão elétrico feito 100% no Brasil, o e-Delivery.

Segundo a empresa, os dois veículos têm tecnologias e componentes compartilhados para fazer frente às condições severas de operação no país. Essa confirmação ocorre no fórum “RJ Eletromobilidade – Nova Matriz Energética e o Futuro do Transportes Rodoviário por Ônibus no Estado do Rio de Janeiro”, organizado pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ), em parceria com a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram).

“Estamos dando mais um passo para a eletromobilidade no transporte urbano. Depois de acumularmos quilometragens suficientes em testes com o chassi elétrico da VWCO e também com o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no país, daremos início à produção no segundo semestre de 2024. Esta será uma etapa importante para a adaptação do produto na linha de produção”, afirma Rodrigo Chaves, vicepresidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O e-Volksbus iniciou seus primeiros testes em maio do ano passado em linha com as tendências que despontam no cenário automotivo para o transporte de passageiros. O modelo apresentado no evento tem capacidade de 22 toneladas e uma autonomia de até 250 km, com Tags: Eletromobilidade Novas Tecnologias Veículos Elétricos Volkswagen sistema de carregamento voltado ao período noturno para maximizar a produtividade