Siemens lança software para gerir GD na rede

Em: 13/03/2024 às 09:26h por Fotovolt

Segundo a empresa, o sistema permite dimensionar e aumentar a flexibilidade da rede de forma rápida.

A alemã Siemens lançou um software de gerenciamento de redes de energia que visa aumentar a flexibilidade operacional para principalmente lidar com a crescente conexão de sistemas de geração distribuída. Batizado de Gridscale X, trata-se de sistema modular de apoio às concessionárias.

Segundo comunicado da empresa, com o software é possível dimensionar e aumentar a flexibilidade da rede rapidamente. Ainda de acordo com a Siemens, o sistema tem fácil implantação e é rápido na integração dos cenários de tecnologia da informação (TI) e tecnologia operacional (OT) atuais.

"Os requisitos de grid estão mudando tremendamente, impulsionados por um aumento de sete vezes dos recursos de energia distribuída, colocando uma enorme pressão sobre as concessionárias de energia”, disse a CEO da Siemens Grid Software, Sabine Erlinghagen. Segundo ela, o software permite que os operadores repensem o gerenciamento do grid, aumentem a capacidade rapidamente e aproveitem os recursos de energia distribuída.

Como parte do portfólio do Siemens Xcelerator, o software Gridscale X é desenvolvido com os princípios básicos de design de interoperabilidade, flexibilidade, abertura, disponibilidade como serviço e segurança cibernética.