Consórcio liderado pela SolarDuck desenvolve projeto de energia solar flutuante no Mar do Norte

Em: 05/03/2024 às 08:59h por Solar TV

Um consórcio composto por 15 empresas, incluindo a concessionária alemã RWE e a pioneira fotovoltaica flutuante holandês-norueguesa SolarDuck, recebeu um financiamento de 6,8 milhões de euros do programa Horizonte Europa. O objetivo é apoiar o desenvolvimento de um projeto de demonstração de energia solar flutuante, que será implantado no parque eólico offshore OranjeWind, localizado em águas holandesas.

Conhecido como “Nautical Sunrise”, o consórcio afirma que o projeto de 8,4 milhões de euros abrirá caminho para a “maior instalação de energia solar flutuante offshore do mundo”.

O financiamento cobre parte dos custos de pesquisa e desenvolvimento de sistemas solares flutuantes offshore (OFS) e seus componentes. O projeto visa viabilizar a implantação em larga escala de sistemas OFS, tanto como unidades autônomas quanto integradas a parques eólicos offshore.

O projeto demonstrador tem como objetivo projetar, construir e apresentar um sistema solar flutuante offshore de 5 MW, utilizando a tecnologia modular da SolarDuck.

A RWE está investindo na instalação e implantação do sistema, que será eletricamente integrado, certificado e localizado dentro do próprio conjunto OranjeWind da concessionária, também conhecido como Hollandse Kust West VII, situado na costa oeste dos Países Baixos.

O consórcio expressou sua visão de um plano abrangente de expansão que enfrentará desafios e criará oportunidades para impulsionar a comercialização de sistemas solares flutuantes offshore. A Nautical Sunrise, responsável pelo projeto, destacou a importância dos estudos de sustentabilidade, que abrangem a pegada ambiental, o ciclo de vida e a circularidade. Essas análises não se limitarão apenas ao projeto demonstrador, mas também incluirão vários projetos comerciais em escala gigawatt (GW), proporcionando uma compreensão completa das implicações ecológicas dessa tecnologia.

Don Hoogendoorn, CTO da SolarDuck, enfatizou que o subsídio do Horizonte Europa permitirá que os parceiros ultrapassem os limites ambientais do projeto. Por sua vez, Simon Stark, CTO do Centro Holandês de Energia Marinha (DMEC), ressaltou a oportunidade de abordar lacunas de conhecimento relacionadas ao design e ao impacto ambiental da energia solar offshore. A colaboração com a RWE e o consórcio OranjeWind garantirá que essa abordagem seja totalmente alinhada e integrada com um parque eólico offshore comercial.