Audi lança aplicativo que integra rede de eletropostos no Brasil

Em: 28/02/2024 às 09:07h por Canal Energia

Programa identifica mais de 240 pontos de carregamento da marca e outros de parceiros espalhados pelo país. Preço de recarga para não clientes terá tarifa média sugerida de R$ 3,50 por kWh

A Audi Brasil lançou um novo aplicativo para integrar a rede de carregadores elétricos da marca e seus parceiros disponíveis em todo o país. Com uma interface simples e intuitiva, o Audi e-tron está disponível gratuitamente nas lojas dos sistemas iOS e Android, permitindo acesso a 40 concessionárias da marca e as estações instaladas em shoppings, hotéis, prédios comerciais, supermercados, restaurantes, entre outros. Motoristas com veículos de todas as marcas podem acessar o aplicativo, mas para não clientes será cobrada uma tarifa média sugerida de R$ 3,50 por kWh.

Além da localização, o usuário terá todas as informações sobre a disponibilidade e potência de cada carregador de forma online, podendo conferir assim um melhor planejamento da viagem. Poderá selecionar seu veículo, ter todo o seu histórico de recarga realizada durante os meses, selecionar os locais favoritos bem como traçar rotas até o carregador através dos Apps de navegação disponíveis, além de receber informações em tempo real do nível de carga da bateria. O objetivo é otimizar tempo e deslocamento.

Os usuários terão também benefícios exclusivos ao acessar o aplicativo, como descontos no valor das recargas e possibilidade de reserva das estações conforme disponibilidade, realizando a liberação de recarga através do QR Code disponíveis nos pontos. A marca das quatro argolas também pontua ter o objetivo de atrair novas parcerias para fortalecer a rede de carregamento elétrico no país.

Só 100% elétricos em 2033

A eletrificação é tida como um dos pilares da Audi do Brasil e desempenha um papel central em sua estratégia de vendas. Em 2022 foi atingido o recorde de veículos eletrificados no Brasil desde o início da comercialização no país, em 2020. Somando elétricos e híbridos, a fabricante atingiu 912 unidades, contra 252 unidades em 2021 e 183 em 2020.

No ano passado as vendas cresceram 18,9% na comparação anual. O resultado foi puxado pelo modelo Audi Q5, que teve uma alta de 38% e oferece a variante híbrida Audi Q5 híbrido plug-in. Até o momento, já foram vendidos mais de 2 mil VEs por aqui. Globalmente, a venda de elétricos puros chegou a um total de 178 mil unidades no ano passado, aumento de 51%. Nesse contexto, a América Latina foi impulsionada pelo Brasil.

A última estreia da companhia é o Audi Q8 e-tron, com uma nova nomenclatura, linguagem visual e uma bateria com capacidade 20% maior em relação ao modelo anterior. Entre os planos de curto, médio e longo prazo, serão lançados 20 novos modelos eletrificados até 2026. Já em 2033, todos os lançamentos da marca serão elétricos, para em 2050 neutralizar as emissões de carbono, incluindo toda a cadeia produtiva, fornecedores e parceiros.

Investimentos em infraestrutura

Desde o início de 2019, a Audi afirma ter investido mais de R$ 87 milhões em infraestrutura de recarga no país, sendo. Na discriminação, R$ 20 milhões foram para 40 carregadores da rede de concessionárias; R$ 10 milhões em carregadores de 22kW em pontos de conveniência; R$ 33 milhões para instalação de 18 carregadores DC (sendo 17 de 150kW e 1 de 350KW), mais dois carregadores de 22 kW AC, em rodovias juntamente com EDP, Volkswagen e Porsche. Por fim, R$ 24 milhões foram aplicados recentemente na parceria com Raízen e Porsche para mais 20 carregadores ultrarrápidos (150kW).

A parceria com a rede da petroleira de origem prevê a instalação de 15 eletropostos em locais estratégicos, como rodovias que ligam cidades como Curitiba a Porto Alegre, região dos lagos e serrana do Rio de Janeiro, Brasília a Goiânia, Recife a Porto de Galinhas, além da ligação de São Paulo ao litoral norte e ao interior do estado. A nova rede será composta por equipamentos rápidos de 150 kW, que carregam os veículos da marca de 0% a 80% em aproximadamente 30 minutos.

Em outro acordo, com a Enel X, a fabricante direcionou mais de R$ 12 milhões no projeto de eletrificação da rede de concessionárias em todo Brasil. Através de um pacote de oferta integrado de produtos e serviços, foram entregues 41 carregadores DC da Enel X de 150kW, contando também com o sistema de gestão da empresa de tecnologia.

São utilizadas as ferramentas Backend Evos e JuiceNet Manager, fazendo assim o gerenciamento inteligente e remoto do sistema em seus dealers em tempo real, com visualização no mapa, monitoramento de status, histórico de uso e consumo de energia em cada local, além da extração de relatórios e outras aplicações. Para viabilização, a Enel X realizou a integração do App Audi via OCPI entregando a integração entre um sistema backend e os aplicativos MSP.