Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

UHE Belo Monte tem baixa emissão de CO2, diz estudo da Coppe-UFRJ

Em: 22/02/2024 às 14:38h por Canal Energia

Hidrelétrica aparece como a quinta mais eficiente do país e em dez anos recuo nas deve aumentar

 

Pesquisa conduzida pela Coppe-UFRJ detalha que Belo Monte (PA- 11.233 MW) é a hidrelétricaque menos emite no bioma Amazônia, sendo a quinta usina mais eficiente do Brasil em termos detaxa de intensidade de gases poluentes e avalia que entre 5 e 10 anos, a área alagada do empreendimento apresente progressivamente emissões ainda menores.

O trabalho de campo dos pesquisadores durou três anos e analisou amostras em seis campanhasde medição, em 45 pontos diferentes da Bacia do Xingu e do reservatório, no Pará, onde a usina está instalada. Os cientistas cruzaram os resultados das medições de gases de efeito estufa como estudo do ciclo do carbono em reservatórios de hidrelétricas e concluíram um importanteavanço para o setor elétrico brasileiro, já que as hidrelétricas costuma ser apontadasconstantemente como responsáveis por emitirem grandes quantidades de gases poluentes na atmosfera.

Segundo o professor da Cope e coordenador da pesquisa, Marco Aurélio dos Santos, os resultados obtidos mostram que Belo Monte tem um indicador de intensidade de emissões de CO2 muito baixo e níveis similares de emissões em comparação a outras fontes de energias renováveis, como eólica e solar. Ele classifica a usina como um projeto muito bom sob as óticas dosetor elétrico e ambiental.

O estudo “Desenvolvimento de Metodologia para o Cálculo das Emissões de Gases de EfeitoEstufa no Reservatório da UHE Belo Monte” usou como base o Índice de Intensidade de Emissõesde Gases de Efeito Estufa, métrica reconhecida internacionalmente e estabelecida pelo PainelIntergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas para avaliar os riscos dasmudanças climáticas. Cientistas ligados ao IPCC desenvolveram esse índice como forma deavaliar o impacto ambiental das fontes de energia e ajudar a orientar as políticas públicas.

Segundo conclusão do estudo da Coppe, a maioria dos estudos anteriores realizados em Belo Monte, entretanto, falhou por não incluir sistematicamente duas abordagens importantes do problema: medições conjuntas de emissões e remoções de gases de efeito estufa dos reservatórios estudados e avaliação das emissões e remoções para o período anterior ao enchimento do reservatório.

Segundo a Coppe, Belo Monte configura-se como a quinta usina do Brasil mais eficiente em termos de taxa de intensidade de emissão por energia gerada, sendo a que menos emite no bioma Amazônia.
A estimativa é que, entre 5 e 10 anos, a área alagada do empreendimento a presente uma intensidade de emissões ainda menor. O país possui 147 hidrelétricas integradas ao Sistema Interligado Nacional e operadas em conjunto pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Belo Monte é a maior hidrelétrica, 100% brasileira, e está em operação plena desde novembro de 2019. A usina é também essencial para a regularização da frequência elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN), assegurando o suprimento de energia elétrica no país.