Solar atinge 39 GW e 17% da matriz elétrica nacional

Em: 20/02/2024 às 14:34h por Canal Energia

Fonte acumula mais de R$ 189,3 bilhões em investimentos desde 2012 e GD mais do que dobra em relação aos empreendimentos centralizados, aponta Absolar

O Brasil ultrapassou a marca de 39 GW de potência instalada da fonte fotovoltaica desde 2012, somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia em telhados, fachadas e pequenos terrenos. Esse montante é equivalente a 17% a capacidade operacional da matriz, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Somente nesses primeiros 51 dias do ano foram 2 GW adicionados.

De acordo com a entidade, a fonte solar já trouxe ao país mais de R$ 189,3 bilhões em novos investimentos, mais de R$ 51,6 bilhões em arrecadação aos cofres públicos, além de ter gerado cerca de 1,1 milhão de empregos acumulados. Com isso, também evitou a emissão de 47,7 milhões de toneladas de CO2 na produção de eletricidade.

No segmento de geração distribuída, são 26,8 GW, equivalente a cerca de R$ 134,9 bilhões em aportes, R$ 33,4 bilhões em arrecadação e mais de 805,2 mil empregos espalhados pelas cinco regiões do país. A tecnologia solar é utilizada atualmente em 99,9% de todas as conexões de GD, liderando com folga o segmento.

Já na geração centralizada, os dados apontam para aproximadamente 12,2 GW em usinas solares de grande porte. Foram R$ 54,3 bilhões em novos investimentos e mais de 366,6 mil de vagas de trabalho, além de proporcionarem uma arrecadação aos cofres públicos acima de R$ 18,2 bilhões.