PL obriga distribuidoras a criarem planos para ondas de calor e eventos extremos

Em: 19/02/2024 às 09:38h por Canal Energia

PL 6041/23 quer garantir que concessionárias se adaptem aos impactos das mudanças climáticas

O Projeto de Lei 6041/23, apresentado pelos deputados Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) e Guilherme Boulos (PSOL-SP), obriga as concessionárias a criarem planos específicos para manter a normalidade da transmissão e distribuição de energia elétrica para os consumidores durante ondas de calor e eventos climáticos extremos.

A proposta parte da definição da Organização Meteorológica Mundial para “onda de calor”, que considera a ocorrência de cinco ou mais dias consecutivos com temperatura diária acima da máxima média mensal em 5º.

Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, a Agência Nacional de Energia Elétrica deverá fiscalizar as ações das concessionárias. Elas deverão dar especial atenção às áreas densamente povoadas, como favelas e periferias. A ideia dos parlamentares autores da proposta é garantir que as concessionárias se adaptem a situações resultantes de aquecimento global e mudanças climáticas.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.