Carga acelera novamente e previsão é de alta de 6,7% em fevereiro

Em: 19/02/2024 às 09:35h por Canal Energia

Previsão de vazões recuam e agora todos submercados devem fechar o mês com ENA abaixo da média

Ao passo que o mês avança, a carga dá sinais de que está acelerando mais. Na terceira revisão semanal do Programa Mensal de Operação de fevereiro a previsão aumentou novamente, passou de crescimento de 6,4% para 6,7% na comparação com o mesmo mês de 2023.

A maior expansão está no Norte com 12%, seguido de perto pelo Sul onde a projeção marca alta de 11,8%. Depois no Nordeste o aumento é de 7,2% e no Sudeste/Centro-Oeste é de 4,2%. Ao se confirmar essa estimativa a carga no SIN deverá alcançar 83.555 MW médios.

Por outro lado, as vazões recuaram ante o que se previa na semana passada. O ONS aponta que a energia natural afluente deverá ficar em 61% da MLT no SE/CO e no NE. Para o Sul a previsão é de 75% e para o Norte está em 89% da média histórica de 93 anos.

Em relação ao nível de reservatórios, a previsão do ONS é de que à exceção do Norte que poderá chegar ao dia 29 de fevereiro com 84,3%, todos os demais não passam de 65%, nível este projetado para o SE/CO. No NE é calculado nível de energia armazenada máxima equivalente a 63,8% da capacidade daquele submercado e no Sul 61,1%.

Esses índices representam replecionamento dos reservatórios ante o nível desta sexta-feira, 16 de fevereiro, a não ser no Sul do país.

Assim o CMO continua zerado em todos os submercados e em todos os patamares de carga. Geração térmica prevista somente aquela por inflexibilidade declarada. São 5.182 MW médios. O custo de operação esperado para a semana operativa atual é de R$ 97,9 milhões e nas próximas semanas do mês a média do custo de operação esperado é de R$ 61,5 milhões, diz o ONS.