Migrações ao ACL sobem para mais de 16,7 mil

Em: 19/02/2024 às 09:32h por Canal Energia

Volume de adesões sobe 2.168 em um mês na comparação a dezembro, apontam dados atualizados pela Aneel

Mais de 16.791 empresas já informaram às distribuidoras que vão migrar para o mercado livre de energia elétrica em 2024 e 2025. Os dados constam na base atualizada pela Aneel copilados pela Abraceel. Desse total, quase 15.878 unidades consumidoras (94%) são de consumidores de menor porte, com demanda menor de 500 kW, beneficiadas pela Portaria 50/2022. O volume de entrantes em 2024 quadruplicou em relação a média mensal do ano anterior, como consta na última Reportagem Especial sobre o tema.

O chamado Grupo A possui aproximadamente 202 mil unidades consumidoras, principalmente empresas, que recebem energia em média e alta tensão. Dessas, mais de 38 mil já estão no mercado livre de energia, de forma que o potencial de migração é de aproximadamente 164 mil unidades consumidoras a partir de 2024.

Já aqueles em baixa tensão, inseridos no Grupo B, somam 89 milhões, e seguem sem autorização para escolher o fornecedor de energia elétrica. No mundo, 35 países têm o mercado livre de energia acessível a todos consumidores.