Brasil tem sete elétricas incluídas no Carbon Clean200

Em: 19/02/2024 às 09:31h por Canal Energia

Neoenergia, CPFL, Copel, Cemig, Engie, Coelba e Enel Ceará figuram entre as dez empresas brasileiras representadas na lista que reúne as 200 receitas com práticas mais sustentáveis do mundo

A Neoenergia, CPFL Energia, Copel, Cemig, Engie, Coelba e Enel Ceará foram incluídas no Carbon Clean200, ranking global anual que lista as 200 empresas de capital aberto que lideram iniciativas de soluções sustentáveis para o futuro da energia verde. As elétricas figuram entre as dez brasileiras do levantamento, com posições que vão do 48º ao 191º lugar.

Diversos países estão representados, como as gigantes Apple, Tesla, HP, Microsoft, Samsung, Iberdrola, EDP, Vestas e a Schneider Eletric, que aparece na sétima posição, tendo a melhor colocação entre aquelas ligadas ao setor elétrico. O índice tem a liderança dos Estados Unidos, com 39 companhias, seguido por China e Japão, com 23 e 18 respectivamente. O Brasil figura em quinto lugar, tendo o mesmo número que Canadá e Alemanha.

A iniciativa foi lançada em 2016 e está em sua oitava edição. As companhias passam por criteriosas avaliações sociais e ambientais para participarem do índice. “Criamos o Clean200 em resposta aos investidores que diziam que ‘se alienarmos os combustíveis fósseis, não há nada para investir’”, pontua o CEO da As You Sow e coautor do relatório, Andrew Behar. A publicação é fruto de uma joint venture entre a companhia em defesa de acionistas e sem fins lucrativos, e a Corporate Knights, que pesquisa e capacita pessoas a investirem em mercados rumo a um planeta ambientalmente mais amigável.