Workshop aponta necessidade de ampliação da energia limpa

Energia limpa

Em: 06/02/2024 às 08:43h por 220 Relações Públicas

img

Presidente da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), o senador Wellington Fagundes reforçou hoje (05.02) a importância das instituições de ensino superior no desenvolvimento de pesquisa e inovação tecnológica para o setor energético no Brasil. Para ele, há interesse de ambas as partes – universidades e empresas do setor – e os resultados serão positivos para a sociedade.

Ele coordenou, nesta segunda-feira, um workshop sobre “Inovação do Setor Energético” envolvendo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), empresas do setor, como a Energisa, e as universidades Federal de Mato Grosso (UFMT), Federal de Rondonópolis (UFR), Estadual de Mato Grosso (Unemat) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Representando a diretoria do Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás (Sindenergia MT), Tiago Vianna e Marcellus Mesquita, respectivamente presidente e superintendente participaram do evento.

“Para executar as tarefas com a agilidade e assertividade que o setor de energia exige, os profissionais devem ser altamente qualificados. Devem saber quais são as ferramentas disponíveis para cada atividade, como e quando utilizá-las, identificar indicadores e os propósitos de cada ação. Então é muito importante que as escolas de ensino superior participem desse diálogo”, afirma Tiago Vianna, presidente do Sindenergia.

Marcellus Mesquita pontua que, “Temos uma parceria com o IFMT, no curso de Instalador de Placas Solares, no qual em cerca de dois anos, já qualificaram em média uns mil profissionais. E como é um segmento em expansão, a taxa de desemprego é praticamente nula. Sempre tem mercado para os profissionais”.

Diretor de Aneel, Ricardo Tili lembrou que as concessionárias de energia elétrica têm um percentual de investimento que deve ser feito em pesquisa e inovação, recursos que podem ser acessados por projetos elaborados pelas instituições de ensino superior. Segundo ele, o Brasil é referência na produção de energia limpa. O índice chega a 93% de toda a energia produzida no país, mas ainda há muito a avançar.

O evento também contou com a participação do senador Marcelo Castro, do Piauí, presidente da Câmara de Energia, Petróleo e Gás da Frenlogi, que apontou a necessidade da busca da auto-suficiência energética e a sustentabilidade. “Estamos no século da energia limpa e o Brasil pode contribuir com o mundo nesse sentido”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, defende a necessidade de ampliação na oferta de energia no Estado, que vive um processo de crescimento acelerado, inclusive na agroindústria, que requer grande demanda de energia.