Projeto “Soldado Cidadão” - deve preparar militares de Mato Grosso para trabalhar no setor elétrico

Projeto “Soldado Cidadão”

Em: 12/01/2024 às 11:40h por 220 Relações Públicas

img

A Energisa realizou, em dezembro do ano passado, a aula inaugural do Projeto Soldado Cidadão, na 13ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército.

Carlos Alberto Rocha, diretor do Sindenergia (Sindicato da Construcao, Geração, Transmissao e Distribuicao de Energia Eletrica e Gás em MT) participou do evento de solenidade.

“O projeto é de extrema importância devido à demanda existente hoje de novos profissionais no setor elétrico, principalmente eletricistas, profissionais habilitados. Então você tem todo ano uma quantidade muito grande de jovens que acabaram de cumprir suas obrigações com o exército, se alistaram, e dali a um ano eles dão baixa e consequentemente, esse profissional precisa de uma de uma profissão. Precisa de trabalho, precisa de emprego. O projeto Soldado Cidadão, é a oportunidade que essa juventude vai ter de se profissionalizar. Entrar no setor elétrico, como eletricista, e galgar outras profissionalizações, inclusive se tornar um engenheiro eletricista e assim por diante”, afirma Rocha.

De acordo com o Capitão do Exército, sr. André Conca Júnior, a parceria realizada em Mato Grosso, segui o exemplo do projeto implantado em Rondônia.

“O projeto Soldado Cidadão oferece uma formação aos nossos militares temporários, quando eles saem da reserva, não são mais remunerados. Então a medida é necessária para eles se adaptarem melhor a vida civil. Além do curso de eletricista, também temos então, cursos na área de saúde, alimentação, na área de construção civil. No total já formando mais de 300 alunos no Estado”, disse o capitão.

O coordenador  de construção e manutenção de redes da Energisa, Adativo Ferreira de Assis Junior revela que o objetivo é formar mão de obra que possa ser contratada posteriormente pela concessionária.

“A Energisa formula o treinamento, monta um centro de treinamento no batalhão para formar essas pessoas que estão saindo do exército, e que possam entrar no mercado de trabalho com o coordenador de construção e manutenção de redes”, pontua Ferreira.

Projeto:

Soldados que estão no último ano do serviço militar em Mato Grosso agora tem a oportunidade de se capacitar de forma gratuita e ingressar em uma das áreas que mais crescem no país, o setor elétrico. A Energisa montou um centro de treinamento na 13ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, que fica no Centro Político, em Cuiabá. Além disso, também formou turmas em Cáceres. Ao fim das aulas, os militares estarão aptos a trabalhar como eletricistas de distribuição, seguindo ainda todas as regras de segurança necessárias. De acordo com o diretor-técnico e comercial da empresa, Fabrício Sampaio Medeiros, o curso vai ter mentoria dos gestores da companhia. “Essa é uma excelente oportunidade de ter no nosso time, profissionais já altamente qualificados pelo Exército Brasileiro. Além disso, dá a oportunidade para o soldado ter uma carreira numa área cheia de desafios, mas com ampla possibilidade de desenvolvimento”, destacou o diretor.