Após estabilização, níveis voltam a subir no SE/CO

Em: 12/01/2024 às 11:28h por Canal Energia

Reservatórios do Sul e Norte diminuem de volume, enquanto submercado Nordeste mantém-se estável em 49,7%

Os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste subiram de volume em 0,1 ponto percentual e trabalhavam com 60,9% de capacidade na última quarta-feira, 10 de janeiro, segundo o último boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A energia armazenada mostra 124.540 MW mês e a energia natural afluente aparece com 36.585 med, o mesmo que 53% da média de longo termo armazenável no mês até o dia. Furnas admite 71,08% e a usina de Nova Ponte marca 63,93%.

No Norte foi computada redução de 0,1 p.p para 45,4% do volume útil. A energia armazenada indica 6.955 MW mês e a ENA computa 5.779 MW med, correspondendo a 24% da MLT. A UHE Tucuruí apresenta 15,3% de capacidade.

O Sul registrou queda de 0,9 p.p pelo segundo dia seguido e operava com 82,2% de seus níveis. A energia armazenada marca 16.819 MW mês e ENA é de 5.725 MW med, equivalente a 77% da MLT. As UHEs G.B Munhoz e Passo Fundo funcionam com 81,04% e 93,48%, respectivamente.

O submercado Nordeste manteve-se estável e segue com 49,7%. A energia retida é de 25.706 MW mês e ENA aponta 3.984 MW med, valor que corresponde a apenas 26% da MLT. A hidrelétrica de Sobradinho marca 51,86%.