Aneel atendeu 99% das solicitações via Lei de Acesso em 2023

Em: 10/01/2024 às 09:57h por Canal Energia

Autarquia foi o sétimo órgão mais acionado pelo público em 2023, com base na Lei de Acesso à Informação

Levantamento divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica sobre os atendimentos realizados por meio da Lei de Acesso à Informação mostra que no ano passado 99,1% das solicitações foram respondidas pela autarquia em tempo hábil. AAneel foi o sétimo órgão mais acionado pela sociedade com base na LAI em 2023.

A Lei 12.527, de 2011, permite que qualquer cidadão solicite a órgãos públicos o detalhamento de dados que não estão disponíveis para consulta. Ela dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com a finalidade de garantir o acesso a informações previsto na Constituição Federal.

Um painel da lei, desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU), traz dados sobre a quantidade de pedidos e recursos registrados, cumprimento de prazos, perfil dos solicitantes, omissões, transparência ativa, entre outros aspectos. Confira abaixo o gráfico que mostra o desempenho da Aneel:

Aneel