Níveis no submercado Sul caem 1,2 p.p e ficam em 84%

Em: 10/01/2024 às 09:55h por Canal Energia

Reservatórios do Nordeste subiram 0,7 p.p e operavam 49,7% na última segunda-feira (08)

Os reservatórios sulistas apresentaram queda de 1,2 ponto percentual e trabalhavam com 61% do volume útil na última segunda-feira, 8 de janeiro, segundo o último boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A energia armazenada marca 17.430 MW mês e energia natural afluente é de 5.891 MW med, equivalente a 77% da média de longo termo armazenável no mês até o dia. As UHEs G.B Munhoz e Passo Fundo funcionam com 86,02% e 94,72%, respectivamente.

O Nordeste registrou aumento de 0,7 p.p e os níveis subiram para 49,7%. A energia retida é de 25.058 MW mês e ENA aponta 4.123 MW med, valor que corresponde a apenas 17% da MLT. A hidrelétrica de Sobradinho marca 50,88%.

Já o Sudeste/Centro-Oeste Sul não computou variações pelo segundo dia seguido e o submercado operava com 61% da capacidade. A energia armazenada mostra 124.908 MW mês e a ENA consta em 36.456 MW med, o mesmo que 51% da MLT. Furnas admite 71,51% e a usina de Nova Ponte marca 64,42%.

A região Norte também não contou com alterações, os reservatórios admitem 45,6%. A energia armazenada indica 6.977 MW mês e a ENA computa 3.793 MW med, correspondendo a 19% da MLT. A UHE Tucuruí segue com 15,24%.