SE/CO e NE iniciam semana sem variações nos reservatórios

Em: 10/01/2024 às 09:42h por Canal Energia

Submercados operavam com 61% e 49% no último domingo (07). Sul teve redução de 0,8 pontos percentuais

Os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste não apresentaram variação e trabalhavam com 61% do volume útil no último domingo, 7 de janeiro, segundo o último boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A energia armazenada mostra 124.908 MW mês e a energia natural afluente aparece com 36.456 MW med, o mesmo que 51% da média de longo termo armazenável no mês até o dia. Furnas admite 71,51% e a usina de Nova Ponte marca 64,42%.

O Nordeste também manteve os níveis estáveis e segue com 49%. A energia retida é de 25.058 MW mês e ENA aponta 4.123 MW med, valor que corresponde a apenas 17% da MLT. A hidrelétrica de Sobradinho marca 50,88%.

No Norte houve crescimento de 0,2 p.p e os reservatórios admitem 45,6%. A energia armazenada indica 6.977 MW mês e a ENA computa 3.793 MW med, correspondendo a 19% da MLT. A UHE Tucuruí segue com 15,24%.

Já o Sul registrou queda de 0,8 ponto percentual e o submercado operava com 85,2% da capacidade A energia armazenada marca 17.430 MW mês e ENA é de 5.891 MW med, equivalente a 77% da MLT. As UHEs G.B Munhoz e Passo Fundo funcionam com 86,02% e 94,72%, respectivamente.