Planejamento Anual projeta carga 3,5% maior em 2024

Em: 07/12/2023 às 14:57h por Canal Energia

Crescimento médio até 2028 deverá ficar em 3,2% de acordo com as previsões elaboradas em conjunto por CCEE, ONS e EPE

O ano de 2024 começará com a projeção de expansão de 3,5%, alcançando 78.447 MW médios. O dado vem das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028 elaborado em conjunto pela CCEE, ONS e a EPE. A perspectiva é de uma expansão média de 3,2% na demanda do Sistema Interligado Nacional ao longo do período.

Para 2023, os estudos consideram que o fechamento da carga no ano deve ser de 75.791 MW médios, de acordo com os dados verificados até novembro/23 e as previsões divulgadas na 1ª Revisão Semanal do PMO de dezembro/23. Em 2028, a carga chegará a 89.023 MW médios. Os dados consideram a Micro e Mini Geração Distribuída (MMGD) e a integração de Roraima ao SIN em outubro de 2025.

Essa é a primeira versão do documento e que sinaliza para crescimentos anuais da ordem de 3,3% em 2026, 3% em 2027, 3,3% em 2028. A tabela abaixo mostra a previsão de expansão por submercado do SIN.