Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Demanda por energia deve crescer 70% no Sul Global, diz estudo

Em: 24/11/2023 às 09:39h por Canal Energia

Relatório anual sobre cenários para sistemas energéticos da TotalEnergies destaca aumento no uso de carvão e outros combustíveis fósseis


A transição energética começou, mas não está progredindo em um ritmo suficiente para superar os desafios no médio e longo prazo, inclusive registrando um novo aumento nas emissões de CO2 relacionadas com a energia. A avaliação é do último relatório anual sobre cenários para sistemas energéticos da TotalEnergies sobre o período 2000-2021, no qual a percentagem de combustíveis fósseis sobre energia ainda ronda os 80%. A análise é de que o investimento em energias hipocarbónicas ainda é insuficiente para satisfazer as demandas necessárias a partir do crescimento da população mundial.


O TotalEnergies Outlook 2023 distingue três zonas geográficas: os países Net Zero 50 – os quarenta países (principalmente da OCDE) que se comprometeram a alcançar a neutralidade líquida de carbono até 2050 -; China; e Sul Global, o resto do mundo. Prevê-se que os padrões de vida mais do que dupliquem no Sul Global e que a procura de energia aumente mais de 70%, mantendo-se estável na China e caindo 20% nos países da NZ50. A avaliação é de que o desafio será conciliar a transição energética com este crescimento no Sul Global, cuja projeção de população mundial é de mais 1,7 mil milhões de habitantes até 2050.


O cenário Curso e Velocidade, que dá continuidade às tendências atuais na transformação do sistema energético, resulta num aumento da temperatura de mais de 3°C graus até 2100. Amplia os ganhos de eficiência energética observados ao longo da média dos últimos cinco anos, ou seja, 2% ao ano em comparação com 1,4% ao ano nos últimos 20 anos. No entanto o ritmo não seria suficiente para permitir que os países NZ50 e a China alcancem seus objetivos até 2050.