Itaipu fecha vertedouro após onze dias de vazão ininterrupta

Em: 14/11/2023 às 10:58h por Canal Energia

Geradora informou que não há mais necessidade de escoar o excedente de água

A Itaipu Binacional fechou totalmente no último domingo, 12 de novembro, o vertedouro depois de onze dias de vertimento ininterrupto. O escoamento de água será reduzido gradualmente. O vertedouro foi aberto no dia 1º de novembro, para escoar o excedente de água não utilizada para a geração de energia elétrica, em função das chuvas a montante (acima) da hidrelétrica, no Rio Paraná, onde está instalada a usina.

Com três calhas (esquerda, central e direita) e 14 comportas, o vertedouro tem a função descarregar toda a água não utilizada para geração. A capacidade máxima do vertedouro é de 62,2 mil m³/s, 40 vezes superior à vazão média das Cataratas do Iguaçu. A abertura do vertedouro é uma situação rara. Este ano, por exemplo, foi aberto apenas três vezes.

Desde o início das chuvas intensas, a Itaipu mobilizou a Comissão Especial de Cheias (CEC). O grupo, formado por profissionais brasileiros e paraguaios, de diferentes áreas da empresa, foi mobilizado no dia 28 de outubro. A comissão, além de adotar estratégias para o controle da situação, emite boletins hidrológicos diários, que são repassados aos órgãos de Defesa Civil do Brasil e do Paraguai. Para os próximos dias, a tendência é de normalização da cota, que deve diminuir para valores inferiores a 108 m. Até que isso aconteça, a CEC continuará mobilizada para acompanhar a situação.