IPCA de outubro fica em 0,24%

Em: 10/11/2023 às 14:44h por Canal Energia

No ano, o IPCA acumula alta de 3,75% e, nos últimos 12 meses, de 4,82%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 0,24% em outubro. Em setembro, a variação havia sido de 0,26%. No ano, o IPCA acumula alta de 3,75% e, nos últimos 12 meses, de 4,82%, abaixo dos 5,19% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em outubro de 2022, a variação havia sido de 0,59%.

Os preços de oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em outubro. Transportes (0,35%) e Alimentação e bebidas (0,31%) contribuíram com 0,07 p.p. cada para o índice geral. O grupo Habitação, onde energia elétrica está inserido, a alta foi de 0,02%. A energia elétrica residencial (-0,58%) teve queda de preços, apesar dos reajustes em três áreas de abrangência: em Goiânia (5,28%) reajuste de 5,91% a partir de 22 de outubro; em Brasília (4,34%), de 9,65% a partir de 22 de outubro; e São Paulo (-2,41%), de 6,79% em uma das concessionárias pesquisadas, a partir de 23 de outubro.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo cálculo, quanto aos índices regionais, quatro áreas apresentaram variações negativas em outubro. O menor resultado em São Luís (-0,23%), influenciado pela queda de 3,94% na gasolina. Já a maior variação foi em Goiânia (0,80%), influenciada pela alta da energia elétrica residencial (5,28%).