ONS: carga no SIN deve subir 10,6% em novembro

Em: 07/11/2023 às 09:42h por Canal Energia

Expectativa para reservatórios do SE/CO é de 69,9%, melhor resultado desde o ano 2000

O boletim do Programa Mensal de Operação de 4 a 10 de novembro indica que as projeções para a carga em novembro de 2023 são de aceleração no Sistema Interligado Nacional, assim como nos submercados, sendo que o SIN e três regiões podem registrar um avanço superior a 10% em relação ao mesmo mês de 2022. Para o SIN, a estimativa é de expansão de 10,6% e entre os subsistemas o crescimento mais expressivo deve ser verificado no Norte, com 14,4%, seguido pelo Nordeste, 12%, e pelo Sudeste/Centro-Oeste, com 11%. A demanda de carga na região Sul deve crescer 5,6%.

As expectativas para os reservatórios são estáveis, com a manutenção da possibilidade de dois subsistemas encerrarem novembro acima de 60%: o Sudeste/Centro-Oeste, com 69,9%, e o Sul, com 64%, patamares similares aos divulgados na semana anterior. O mesmo padrão é verificado no Nordeste e Norte, cujas indicações de EAR são de 47,4% e 47,1%. A previsão para o Sudeste/Centro-Oeste é 23,4 pontos percentuais superior a novembro de 2022 e o melhor resultado para a época em toda a série histórica iniciada em 2000.

A Energia Natural Afluente do Sudeste/Centro-Oeste deve encerrar o mês em 113% da Média de Longo de Termo, um patamar superior ao divulgado na primeira projeção, de 92% da MLT. As indicações das regiões Sul e Norte também apresentam comportamento idêntico, podendo atingir 384% e 68% da MLT respectivamente. O subsistema Nordeste tem ENA estimada em 32% da MLT.

O Custo Marginal de Operação continua zerado em todos os subsistemas ao longo desse ano