Itaipu monitora chuvas na fronteira com Paraguai

Em: 01/11/2023 às 09:41h por Canal Energia

Reservatório da usina vem retendo maior quantidade de água que chega e está a 218,99 m acima do nível do mar

As chuvas na região da fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina e na bacia do Rio Iguaçu, no Paraná, devem permanecer durante toda a semana, com uma leve trégua na quarta-feira, 1º de novembro. Caso esse cenário seja confirmado, a Comissão Especial de Cheias da Itaipu Binacional pede que as famílias atingidas pelas inundações, especialmente do bairro San Rafael, em Ciudad del Este, não voltem para casa até a situação se normalizar. Não há prejuízos para a operação da usina.

A CEC está mobilizada desde o último dia 26 de outubro para acompanhar o aumento do volume dos Rios Iguaçu e Paraná. Na região da Ponte da Amizade, o Rio Paraná chegou a subir quase 16 metros em relação à média histórica. A cheia no local é consequência do represamento causado pelo Rio Iguaçu, que recebeu chuvas intensas desde o último sábado.

No lado brasileiro, foram afetadas as estruturas do porto de areia do bairro Porto Meira e do Iate Clube Cataratas. Uma família que vive ao lado do antigo Espaço das Américas, no bairro Porto Meira, foi removida do local. Ribeirinhos estão sendo orientados sobre a situação.

Para mitigar os efeitos da elevação do Rio Iguaçu, Itaipu vem retendo a maior quantidade de água que chega ao seu reservatório, que opera hoje na cota 218,99 metros acima do nível do mar. Por isso, acompanha e aguarda o recuo do pico da cheia do Rio Iguaçu para verter, o que pode acontecer a partir do dia 1º.

Os níveis do Rio Paraná e a vazão no Rio Iguaçu são continuamente monitorados e avaliados pela Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos da Itaipu, do Departamento de Operação o Sistema, agora também discutidos na reunião diária da Comissão de Cheias, formada por profissionais, brasileiros e paraguaios, de diferentes áreas da empresa. A binacional emite boletins hidrológicos diários, que são repassados aos órgãos de Defesa Civil do Brasil e do Paraguai.

A Comissão de Cheias vai continuar acompanhando e repassando novas informações para que a sociedade seja conscientizada sobre as ações a serem adotadas. A intensidade das chuvas e a magnitude de sua área de extensão, por quase toda a bacia do Rio Iguaçu, são consideradas atípicas pelos técnicos da Itaipu, que acompanham a precipitação das bacias relacionadas à usina.

Nos últimos três dias, algumas estações de medição, instaladas no rio Iguaçu, monitoradas por Itaipu registraram valores de precipitação que superaram os 280 milímetros. O volume médio para todo mês de outubro na região é de 210 milímetros. Para esta segunda-feira, 30 de outubro previsão é que chova entre 60 e 80 milímetros. O novo pico de chuva deve acontecer entre quinta-feira e sexta-feira desta semana, elevando novamente o nível dos rios. Nas Cataratas, o volume de água ultrapassou 21 mil metros cúbicos de água por segundo, às 14h40. O montante representa 14 vezes a vazão média registrada no atrativo.