Reservatórios no SE/CO devem terminar novembro com 69% da capacidade

Em: 31/10/2023 às 10:50h por Canal Energia

Carga do SIN deverá ter aumento de 7,6% no mês

Os reservatórios das hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste devem terminar o mês de novembro com o volume esperado de 69%, de acordo com dados do Programa Mensal da Operação, divulgados nesta sexta-feira, 27 de outubro. A região Sul deverá terminar o mês com 65,4%. A região Norte deverá ter a expectativa de armazenamento mais baixa, de 46% ao fim do mês. Na região Nordeste, os níveis devem terminar o mês com 47,5%.

A previsão mensal de Energia Natural Afluente no Sudeste/ Centro-Oeste é de 28.854 MW med, o mesmo que 92% da Média de Longo Termo. No Sul, a ENA deverá ficar em 26.719 MW med, o equivalente a 287% da MLT. Na região Nordeste, os 2.021 MW med correspondem a 38% da MLT, enquanto no Norte a estimativa de ENA é de 2.009 MW med, que é 49% da MLT.

ons
A carga do Sistema Interligado Nacional em novembro deve ter uma variação de 7,6%. A maior variação é identificada na região Norte, que terá o expressivo crescimento de 14,1%. A segunda maior variação de carga fica com o Nordeste, que chegará a 9,7%. No Sudeste/ Centro-Oeste, a carga deverá subir 6,8%. A menor variação do SIN em novembro no Sul, com alta de 5,2%.

ons
O despacho térmico ao SIN na próxima semana operativa deve ser de 2.722 MW, todo por inflexibilidade. A maior parte ficará com a região Norte, de 1.170 MW, com o Sul vindo em seguida, com 1.099 MW. O Sudeste/ Centro-Oeste terá um despacho térmico de 449 MW. Já o Nordeste receberá apenas 4 MW vindos de térmicas. O Custo Marginal de Operação médio semanal permanece nulo em todos os subsistemas.