Alteração no sinal locacional pode elevar Tusd no MT em até 19%, diz estudo

Em: 25/10/2023 às 10:20h por Canal Energia

Por outro lado, mudança também pode levar a recuo na tarifa em até 24% em concessionária do Sergipe, segundo relatório da TR Soluções e MC&E

Um estudo elaborado pela TR Soluções e Marangon Consultoria & Engenharia calculou as variações esperadas na TUSD e nas tarifas de aplicação das diferentes regiões do Brasil devidas às mudanças determinadas pelo regulador. A consideração do sinal locacional nas tarifas de transmissão pode resultar numa alta acumulada de 19% na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição dos consumidores da Energisa Mato Grosso até o ciclo 2027/28, ao final do período de transição de cinco anos definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica para as novas regras tarifárias. Por outro lado, os consumidores da Sulgipe devem observar uma redução de 24% nos valores pagos pelo fio.

De acordo com o estudo, o aprimoramento promovido pela Aneel na metodologia locacional amplifica a sinalização econômica de forma da privilegiar o consumo de energia elétrica em pontos da rede de transmissão onde se localizam mais empreendimentos de geração. O estudo salienta ainda que essa sinalização econômica tende a postergar a necessidade de novos investimentos no sistema, o que, no longo prazo, contribuiria para a modicidade tarifária.