Eletronuclear dá largada em processo de gestão do conhecimento

Em: 25/10/2023 às 09:56h por Canal Energia

Consultoria deverá gerenciar e disseminar os conhecimentos essenciais da estatal, preservando o histórico das boas práticas

A Eletronuclear iniciou um projeto para estruturar e implementar um programa de gestão do conhecimento na empresa. Com o apoio da Impakt Consultoria, vencedora de licitação para o processo, será possível lidar com os desafios e as aspirações organizacionais por meio de diversas atividades até 2025. A iniciativa tem o objetivo de garantir que os conhecimentos essenciais da estatal sejam gerenciados e disseminados, preservando o histórico de experiências e competências necessárias para manter a operação segura e contínua das usinas nucleares da companhia, em Angra dos Reis (RJ).

De acordo com o sócio-diretor da Impakt, Miguel Siano, por ser uma companhia brasileira única em seu setor, com instalações específicas, o conhecimento é uma ferramenta para a geração de resultados e de valor aos negócios e colabora para a segurança na geração de energia. Segundo ele, o programa visa garantir a evolução da gestão dos ativos de capital intelectual da empresa e a atuação será no projeto completo, desde a estruturação até a implementação e o acompanhamento consultivo.

Além de incorporar e ampliar as ações já desenvolvidas pela organização, o programa também irá reconhecer boas práticas e implementar instrumentos de medição de qualidade. Para a chefe do Departamento de Educação Corporativa da Eletronuclear, Daniele Cordeiro, quanto mais capacitados forem os empregados, e quanto mais esse aprendizado for compartilhado de forma estruturada, mais segurança haverá nas atividades. Entre os fatores que demonstram a importância do projeto, destaca-se a dificuldade em encontrar profissionais prontos no mercado para o setor nuclear, que requer muita especialização. Por conta disso, a companhia precisa desenvolver competências técnicas e comportamentais internamente.

A Impakt Consultoria fez em julho uma visita às instalações da Eletronuclear em Angra dos Reis para conhecer a operação das usinas nucleares e as práticas existentes de gestão do conhecimento. No final de agosto, a estatal lançou uma pesquisa on-line voltada a todos os empregados para compreender o cenário atual da companhia. A ação foi complementada por entrevistas. Nas próximas etapas, serão definidos os conhecimentos críticos, as diretrizes e os indicadores estratégicos. Posteriormente, será elaborada uma política de gestão do conhecimento.