Sudeste deve terminar outubro com armazenamento de 68,4%

Em: 13/10/2023 às 09:15h por Canal Energia

Vazões na região Sul seguem crescendo e projeção é da afluência chegar a 264% da MLT ao final do mês

A segunda revisão da Programação Mensal da Operação, divulgada nesta quarta-feira, 11 de outubro, projeta que o submercado Sudeste/Centro-Oeste terminará outubro com armazenamento de 68,4%, enquanto o Sul aparece com 95,2%, Nordeste com 61,2% e Norte em 56,1%. A energia natural afluente deverá alcançar 21.670 MW médios, ou 92% da média de longo termo. No Sul a perspectiva é de encerrar o mês com ENA equivalente a 264% da MLT ou 34.998 MW médios. Já Norte e Nordeste as vazões aparecem com 56% e 52% da MLT ou 1.331 MW médios e 1.676 MW médios na projeção. O Custo Marginal da Operação segue zerado.

A previsão da carga no Sistema Interligado Nacional para o fim do mês desacelerou um pouco ante a previsão de mais de 6% desde o início de outubro, agora é de 5,9% ou 77.236 MW médios, a partir de crescimento de 4,9% no SE/CO, 3,6% no Sul, 6,5% no Nordeste e 15 % no Norte, ainda impactado pela retomada gradativa de um cliente da rede básica do setor de alumínio.

Já a geração térmica está limitada à inflexibilidade declarada pelas usinas e que soma 3.472 MW médios para a semana operativa que se inicia em 14 de outubro. Com esse despacho, indicado pelo modelo Decomp