Abraceel lança cartilha com foco no consumidor

Em: 13/10/2023 às 09:07h por Canal Energia

Público-alvo são os clientes de alta tensão que em janeiro de 2024 estarão livres para escolher seu fornecedor de energia elétrica

AAbraceel lançou uma nova edição da Cartilha do Mercado Livre de Energia com foco no consumidor. O documento se propõe a explicar de forma didática o funcionamento do ambiente de contratação livre e a busca por preços mais baixos e serviços mais aderentes às próprias necessidades. O ACL conta atualmente com mais de 35 mil unidades consumidoras e se prepara para recepcionar uma nova onda de migrações, caracterizada por consumidores de energia em alta tensão de variados segmentos produtivos de porte menor, beneficiados pelos comandos da Portaria 50/2022 do MME.

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) estima que 24 mil clientes deverão migrar para o novo ambiente em 2024 e a Aneel informa que cerca de 8 mil já formalizaram seus pedidos de migração juntos às distribuidoras, o que estabelece patamar recorde na busca pela energia no mercado livre. Segundo as regras, aqueles com demanda menor que 500 kW, o equivalente a contas de energia superiores a R$ 10 mil, devem migrar por meio de um comercializador varejista.

Além do foco nas dúvidas do consumidor e da linguagem de fácil compreensão, a nova cartilha apresenta informações no formato de perguntas e respostas, sem o uso de jargões técnicos, sendo facilmente compartilhável. São cerca de 20 respostas, como quais são os principais produtos e serviços oferecidos e o que o consumidor precisa fazer quando tiver o desejo de migração.