ONS reavaliará bancos de capacitores das interligações regionais

Em: 04/10/2023 às 11:28h por Canal Energia

Medida que analisará desvio de tensão para o sistema elétrico é necessária em função do desempenho dinâmico das usinas eólicas e solares no SIN no último apagão

O ONS anunciou que está reavaliando os modelos dinâmicos sobre a capacidade de desvio de tensão dos bancos de capacitores das interligações regionais para o sistema elétrico. O objetivo é representar o desempenho dos equipamentos e dos controles implementados em campo dos parques eólicos e solares no SIN, com a finalidade de revisar os limites de transferência de energia das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste através da abertura das interligações entre essas localidades.

Conforme recomendado no item 9.1.7 da minuta do RAP-ONS 00012/2023, o relatório sobre o apagão de 15 de agosto que derrubou 22 GW de carga do SIN, o Relatório RT-ONS DPL 0131/2023 que trata da análise dos limites de transferência de energia entre as regiões com o By-Pass de BCS -bem como sua Revisão 01, que viabilizavam a adoção da medida operativa dos bancos de capacitores série nas linhas do tronco entre as regiões N-NE-SE – serão reavaliados até 28 de fevereiro de 2024.

Assim, as conclusões constantes nos referidos relatórios não são mais válidas, sendo desconsideradas nas avaliações técnicas das usinas que estão com solicitação de Parecer de Acesso ou solicitação de revisão em andamento.