Angra 1 terá parada de reabastecimento, informou Eletronuclear

Em: 12/08/2022 às 09:59h por Canal Energia

Usina será desconectada no próximo sábado, 13 de agosto, a partir da 0h

A Eletronuclear informou que a partir da 0h do próximo sábado, 13 de agosto, vai desconectar a usina nuclear Angra 1 do Sistema Interligado Nacional para realizar o reabastecimento de combustível. Trata-se de uma parada programada, em comum acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, com duração prevista de 45 dias.

Segundo a empresa, durante este período, cerca de um terço do combustível nuclear será substituído. Além disso, serão efetuadas atividades de inspeção e manutenção periódicas e diversas modificações de projeto, que precisam ser feitas com a usina desligada. No total, 4.430 tarefas foram programadas. O escopo foi ampliado, incluindo atividades que foram postergadas na última parada, reduzida ao mínimo necessário por conta da pandemia do coronavírus. Para executar os trabalhos, foram contratadas empresas nacionais e internacionais, que irão disponibilizar 1.260 profissionais, sendo 64 estrangeiros, para atuar em conjunto com as equipes da Eletronuclear.

Além do reabastecimento, destacam-se as seguintes tarefas na programação: manutenção nos transformadores principais e auxiliares; revisão de válvulas do sistema de controle da turbina; revisão geral dos atuadores das válvulas de água de alimentação principal; revisão dos selos de uma das bombas de refrigeração do reator; e substituição do motor de outra bomba de refrigeração do reator.

Também estão previstas a inspeção visual das soldas do sistema primário; a inspeção das tubulações internas do sistema essencial de água de serviços; a medição do tempo de resposta do sistema de proteção do reator; manutenção e diagnóstico de válvulas motorizadas; e inspeções visando à extensão da vida útil de Angra 1, entre outras tarefas.

Enquanto a unidade permanecer desligada, o ONS despachará a energia de outras usinas do sistema interligado, de forma a garantir um abastecimento seguro de eletricidade para o país. As paradas de reabastecimento ocorrem, aproximadamente, a cada 14 meses e são programadas com, pelo menos, um ano de antecedência, levando-se em consideração a duração do combustível nuclear e as necessidades do SIN.