Leilão de transmissão será realizado em duas partes na quinta-feira, 30

Em: 30/06/2022 às 09:46h por Canal Energia

Maiores lotes que somam R$ 12 bi em investimentos serão colocados em disputa na parte da manhã, destaca a Aneel

O leilão de transmissão que será realizado na próxima quinta-feira, 30 de junho, será dividido em duas partes. De acordo com a a Agência Nacional de Energia Elétrica, os maiores lotes serão disputados na parte da manhã, a partir das 10 horas e os demais ficam para a tarde, a partir das 13h. Aqui no Portal CanalEnergia você acompanhará em tempo real o andamento da disputa.

A ordem de negociação dos 13 lotes começa pelos três primeiros, com instalações localizadas nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. Destinados ao escoamento da energia gerada por fontes renováveis, os três possuem expectativa de investimento de R$ 12,27 bilhões. Ainda pela manhã, também serão apregoados os lotes 9, 10 e 11, nos estados de Mato Grosso, Pará, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Eles trazem empreendimentos anteriormente licitados, porém não implantados e com caducidade dos contratos declarada pelo Ministério de Minas e Energia.

Já no período da tarde, a partir das 13h, serão leiloados os lotes 4, 5, 6, 7, 8, 12 e 13. Os lotes 8 e 12 também se referem a empreendimentos anteriormente licitados e não implantados, nos estados de Rondônia e Amazonas.

Serão licitados 13 lotes para a construção e a manutenção de 5.425 quilômetros de linhas de transmissão e de 6.180 mega-volt-ampéres (MVA) em capacidade de transformação de subestações. Os empreendimentos, com prazo de conclusão de 42 a 60 meses, contemplarão os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.