Região Sul tem recuo de 0,1 p.p e está com 95,8% do volume útil

Em: 29/06/2022 às 09:28h por Canal Energia

Com exceção da região Norte que ficou com níveis estáveis, todos os outros submercado tiveram recuo

Após dias consecutivos de crescimento, os reservatórios do Sul apontaram recuo de 0,1 ponto percentual na última segunda-feira, 27 de junho, segundo o boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O subsistema trabalha com 95,8% de sua capacidade. A energia armazenada marca 18.830 MW mês e ENA é de 19.345 MW med, equivalente a 219% da média de longo termo armazenável no mês até o dia. As UHEs G.B Munhoz e Passo Fundo funcionam com 99,64% e 98,40%, respectivamente.

A região Nordeste teve redução de 0,1 p.p e está operando com 91,6% de sua capacidade. A energia retida é de 47.355 MW mês e ENA aponta 2.968MW med, valor que corresponde a 65% da MLT. A hidrelétrica de Sobradinho marca 97,24%.

Já o submercado do Sudeste/Centro-Oeste contou com diminuição de 0,1 p.p e operava com 65,8% do armazenamento. A energia armazenada mostra 134.660 MW mês e a ENA aparece com 20.855 MW med, o mesmo que 75% da MLT. Furnas admite 83,63% e a usina de Emborcação marca 72,50%.

A Região Norte ficou com níveis estáveis e trabalha com 97,9%. A energia armazenada indica 14.983 MW mês e a energia natural afluente computa 6.655 MW med, correspondendo a 82% da MLT. A UHE Tucuruí segue com 97,33%.