Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Geração de energia solar pode baratear conta de luz em 5,6% até 2031, diz associação

Em: 23/06/2022 às 10:24h por CNN Brasil

Crescimento da energia solar produzida em telhados deve trazer mais de R$ 86 bilhões em investimentos no setor elétrico brasileiro em dez anos


Iuri CorsiniNathalie Hanna Alpacada CNN

Painéis de energia solar em Porto Feliz (SP)Painéis de energia solar em Porto Feliz (SP)13/02/2020REUTERS/Amanda Perobelli

 

 

Um estudo aponta que o crescimento da geração de energia solar em telhados, fachadas e pequenos terrenos deve trazer mais de R$ 86,2 bilhões em novos investimentos para o setor elétrico na próxima década.

A consequência, segundo a pesquisa, seria a redução da conta de luz em 5,6% até 2031, inclusive para as pessoas que não possuem sistema solar próprio. O levantamento foi realizado pela consultoria Volt Robotics, encomendado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

O Plano Decenal de Expansão de Energia 2031 (PDE 2031), produzido pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), indica que, até 2031, a geração solar distribuída saltará dos atuais 11 gigawatts de potência instalada para aproximadamente 37,2 GW.