Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Três das 5 principais hidrelétricas do Triângulo têm queda no nível dos reservatórios; estiagem pode repetir cenário do ano passado

Em: 23/05/2022 às 09:18h por G1

Período de comparação é entre maio e fevereiro. Apesar do recuo, usinas da região que compõem o Operador Nacional do Sistema estão com níveis acima de 40%; g1 conversou com climatologista que fez análise para o período seco de 2022.

Por Guilherme Gonçalves, g1 Triângulo e Alto Paranaíba e TV Integração — Uberlândia

22/05/2022 10h15  Atualizado há um dia

  

Hidrelétrica São Simão reservatório — Foto: TV Integração/Reprodução

Hidrelétrica São Simão reservatório — Foto: TV Integração/Reprodução

Três meses após o período chuvoso do início de 2022 fazer com que o volume útil aumentasse nos reservatórios das 5 hidrelétricas do Triângulo Mineiro, que fazem parte do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, a água baixou em 3 deles. O monitoramento do sistema é feito pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A análise feita pelo g1 comparou os dados atualizados pelo ONS na quinta-feira (19), com o registrado em 22 de fevereiro.

A reportagem também conversou com o climatologista Lanzoerques Júnior. Ele prevê período de estiagem de 2022 parecido o de 2021, quando o país viveu grave crise hídrica.

 

 

Situação das hidrelétricas

 

Mesmo com a queda no nível dos reservatórios das hidrelétricas de Água Vermelha, Marimbondo e São Simão, o volume útil está acima dos 40% nas 5 usinas da região, segundo o ONS. Além das 3 já citadas, fazem parte do sistema Emborcação e Nova Ponte.

Apesar dos níveis dos reservatórios no período, a situação não é a ideal em relação à capacidade total do subsistema, uma vez que o período de estiagem está começando. Também vale lembrar que, quanto mais próximo de 100% da capacidade, melhor.

Veja abaixo a comparação dos níveis dos reservatórios em 19 de maio e 22 de fevereiro e como eles estavam em outros momentos desde junho de 2021.

Água Vermelha

A hidrelétrica está instalada no Rio Grande, na divisa entre os municípios de Iturama (MG) e Ouroeste (SP). Atualmente, Água Vermelha está com 47,04% do volume útil. Em 22 de fevereiro de 2022, o reservatório estava com 55,7%.

Apesar da queda, a situação atual do lago é melhor do que registrada em janeiro, quando estava em 17,13%.

A usina pode gerar máxima de potência 1.396,200 Megawatts (MW). O lago pode armazenar até 2,13% do volume total do sistema.