ONS: carga sobe 2,2% em abril

Em: 19/05/2022 às 09:30h por Canal Energia

Subsistema SE/CO teve alta de 4,8% e Nordeste viu demanda crescer 2,2%, enquanto Sul e Norte apresentaram reduções

A carga de energia em abril contou com incremento de 2,2% na comparação com o mesmo período de 2021, aponta o último boletim mensal divulgado nessa quarta-feira, 18 de maio, pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O Sistema Interligado Nacional (SIN) contabilizou 70.420 MW médios, recuo de 6,2% frente a março e alta de 2,7% no acumulado dos últimos 12 meses.

O menor número de dias úteis influenciou no desempenho menor do consumo durante abril. Por outro lado a ocorrência de temperaturas mais elevadas que as observadas na relação anual e o aumento da confiança em todos os setores, exceto no comércio, colaboraram positivamente para o avanço junto ao sistema.

O documento reportou ainda crescimentos de 4,8% e 2,4% para os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste, que registraram volumes de 41.597 MW médios e 11.455 MW médios.

Com base na mesma janela de comparação, houve retração na demanda no Sul e Norte, da ordem de 3,6% e 3,5%, com volumes atingindo 11.543 MW médios e 5.825 MW médios. A ocorrência de mais chuva, acompanhada de temperaturas amenas, contribuíram para o resultado sulista. Já no Norte, além da precipitação, a redução não programada da carga de um consumidor livre acabou refletindo nos indicadores da região.