Bandeira tarifária permanece verde em maio

Em: 02/05/2022 às 12:28h por Canal Energia

Mecanismo que indica o custo da energia voltou a ser aplicado a todos os consumidores do SIN, com o fim da bandeira escassez hídrica em 15 de abril

A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou que a bandeira tarifária de maio será verde, sem custo adicional para o consumidor. Como fim da bandeira escassez hídrica em abril, o mecanismo voltou a ser aplicado a todos os consumidores do Sistema Interligado, a não apenas aos beneficiários da tarifa social de energia elétrica.

Os consumidores de baixa renda enquadrados na política pública estavam com  bandeira verde desde dezembro do ano passado. Os demais clientes  das distribuidoras atendidos em baixa tensão pagavam desde setembro de 2021 o valor mensal de  R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos da bandeira  escassez, criada pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética. A expectativa do governo e do Operador Nacional do Sistema é de que, com a recuperação dos reservatórios, não será necessário acionar as bandeiras amarela e vermelha até o fim desse ano.