Nordeste apresenta níveis estáveis e opera com 96,6% da capacidade

Em: 29/04/2022 às 08:49h por Canal Energia

Região Norte opera com 99,3%, SE/CO com 66,5% e Sul com 65,1% nos níveis de armazenamento

Operando com 96,6% de sua capacidade de armazenamento, os reservatórios do Nordeste apresentaram crescimento de 0,2 ponto percentual na última quarta-feira, 27 de abril, se comparado ao dia anterior, segundo o boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A energia armazenada marca 49.923 MW mês e ENA de 4.678 M MW med, equivalente a 64% da MLT. A hidrelétrica de Sobradinho marca 99,85%.

A região Norte apresentou níveis estáveis e os reservatórios trabalham com 99,3% da capacidade. A energia retida é de 15.196 MW mês e ENA de 25.544 MW med, valor que corresponde a 109% da MLT. A UHE Tucuruí segue com 99,61%.

O submercado do Sudeste/Centro-Oeste apresentou níveis estáveis e a capacidade está em 66,5%. A energia armazenada mostra 136.078 MW mês e a ENA é de 32.726 MW med, valor que corresponde a 73% da MLT. Furnas admite 85,11% e a usina de Itumbiara marca 78,3%.

Os reservatórios da região Sul aumentaram 0,8 p.p e operam com 65,1%. A energia armazenada é de 12.803 MW mês e a energia natural afluente marca 10.757 MW med, correspondendo a 156% da MLT. As UHEs G.B Munhoz e Passo Fundo funcionam com 83,27% e 42,95% respectivamente.