Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Fórum GD - Região Nordeste vai movimentar o setor de geração distribuída na próxima semana

Fórum GD - Região Nordeste

Em: 26/04/2022 às 11:10h por 220 Relações Públicas

img

 Evento acontecerá em São Luís, no Maranhão, nos dias 03,04 e 05 de maio e receberá grandes nomes da GD e autoridades políticas da região nordeste.

 

 A produção de energia por meio da Geração Distribuída tem ganhado cada vez mais força. No final de março, a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) destacou que o país atingiu a marca de 10 GW de potência instalada somente através deste tipo de geração. Com isso, debater os rumos do setor tornou- se crucial, e esse é um dos objetivos do Fórum GD - Região Nordeste que acontecerá em maio na capital Maranhense.

 

Confirmado para acontecer nos dias 3, 4 e 5 de maio, o evento será realizado no Hotel Luzeiros, em São Luís, no Maranhão, e no primeiro dia haverá a cerimônia de abertura com horário especial. Já os dois dias seguintes serão recheados de painéis importantes sobre assunto.

 

De acordo com Tiago Fraga, organizador do Fórum, o evento tem como principal objetivo debater as tendências e os rumos do setor GD no Brasil, assim como fomentar o networking das empresas que fazem parte deste mercado. Isso porque o potencial do setor está em franco crescimento e aproximadamente 80 bilhões de reais em investimentos já foram firmados em volumes de negócios, assim como mais 400 mil novos empregos gerados pela fonte solar e GD, segundo ele.

 

“Vale destacar a participação das fontes renováveis no Brasil. Hoje aproximadamente 11% são representados pela fonte de energia eólica, a biomassa com tem 8.3% e a fonte fotovoltaica com 2,5%, ou seja, temos todo o potencial de crescimento desta fonte nos próximos anos”, ressalta Fraga.

 

O especialista ainda destaca que o país hoje já tem aproximadamente 1 milhão de sistemas de conexões instalados de Geração Distribuída no país, sendo em ranking municipal Cuiabá e Teresina no Piauí como municípios com mais sistemas instalados. Já em nível de estado, Fraga destaca que Minas Gerais é o principal estado em potencial instalado no Brasil, contudo entre os destaques da região nordeste, ele pontua o Ceará como um dos maiores destaques, assim como Pernambuco e Maranhão.

 

Programação do Fórum GD - Nordeste terá discurso de autoridades

 

O Fórum GD Nordeste será a 13ª edição do Fórum GD no Brasil. Com isso as atrações serão todas voltadas em sua maioria para a região mais rica em potência solar do país. Juntos os estados nordestinos permitem gerar mais de 1 GW juntos, o que mostra seu potencial para o desenvolvimento da fonte, principalmente a energia solar.

 

Desta forma, dentre os temas debatidos no Fórum estarão no primeiro dia o discurso de autoridades, que conta com a presença de: Eduardo Braide, Prefeito de São Luís, Karla Sarney e Álvaro Pires, vereadores da capital maranhense.

 

Também estão programados painéis sobre o ponto de vista do mercado de GD em 2023, com inserção no novo marco legal, inversores, estruturas e principais soluções do mercado atualmente em GD e desafios da GD no país. Além disso, os avanços tecnológicos, estratégias, cadeia produtiva, uso do hidrogênio da GD e sistemas híbridos de geração de energia. Ao todo, 31 painéis serão desenvolvidos pelo fórum a fim de levar informação e qualidade ao mercado GD do país.

 

“O potencial é gigante para o estado do Maranhão e para todo o nordeste, e o Fórum GD vai chegar para trazer novas oportunidades de negócios. Falar sobre situação jurídica, sobre o atual mercado de importação, de equipamento, de utensílios manufaturados da China, sobre as linhas de financiamento, opções de seguros e a ideia que temos é que esse evento possa gerar mais de 200 milhões de reais em novos negócios” afirma Fraga sobre a programação.

 

Como se inscrever no Fórum GD - Nordeste?

 

As inscrições para o Fórum GD - Região Nordeste ainda estão abertas. O evento acontecerá em formato híbrido este ano e o participante poderá então escolher a modalidade que deseja para acompanhá-lo.

 

Para fazer a inscrição, por sua vez, é necessário acessar o site do evento por meio do link: https://www.forumgdnordeste.com.br/site/inscricao/.