ONS: carga deve fica estável em abril

Em: 25/04/2022 às 10:06h por Canal Energia

Expectativa para reservatórios do Sudeste / Centro-Oeste é de 67,3% ao fim do mês

A carga no Sistema a Interligado Nacional deve se manter estável ao fim de abril, crescendo apenas 0,1% ou 68.952 MW med, de acordo com dados do Informe do Programa Mensal da Operação referentes à semana operativa de 23 a 29 de abril. No Sudeste/ Centro-Oeste, a previsão é de aumento de 2,7%. Para a região Nordeste, a expectativa é de aumento de 1% na carga ao fim do mês. Para o Sul, o indicativo é de um forte recuo na carga, de 7,6%. O outro subsistema que deverá mostrar queda é o Norte, com recuo de 3,7%.

Os reservatórios seguem com bons níveis. No Sudeste/ Centro-Oeste, o volume deve ficar em 67,3% ao fim do mês. Na região Nordeste, o armazenamento estimado para abril é de 97,2%, enquanto no Norte a expectativa é de 99,7% . A região Sul segue em curva de recuperação, com previsão de níveis em 59,6%.

A previsão mensal de Energia Natural Afluente no Sudeste/ Centro-Oeste é de 41.046 MW med, que equivale a 75% da média de Longo Termo. No Sul, estão sendo esperados 9.396 MW med, que corresponde a 145% da MLT. Na região Nordeste, a estimativa é de 7.562 MW med, o mesmo que 65% da MLT. Já na região Norte, a ENA deve terminar abril com 28.482 MW med, equivalente a 105% da MLT.

A média semanal do Custo Marginal da Operação fica em R$ 32,22/ MWh nos submercados Sudeste/ Centro-Oeste e Sul. Já para os submercados Nordeste e Norte o CMO está zerado.