Serviços e Comércio registraram as maiores altas no consumo, aponta CCEE

Em: 19/04/2022 às 10:30h por Canal Energia

Retirada das restrições contra a pandemia de Covid19 é um dos principais fatores para o aumento da atividade econômica desses segmentos

Entre os setores que operam no mercado livre de energia, o segmento de Serviços e Comércio apontaram um crescimento expressivo do consumo no mês de março se comparado com o mesmo período do ano passado. Os segmentos registraram alta de 36% e 17%, respectivamente, muito influenciados pela retirada das restrições que foram impostas para combate à pandemia de Covid-19 e pelo avanço da vacinação. A própria movimentação de consumidores que saíram do ambiente regulado também foi importante para o resultado.

De acordo com dados preliminares da CCEE, na região Sudeste, onde historicamente esses dois setores costumam demandar mais energia, o consumo foi maior em Minas Gerais. No estado, o setor de serviços registrou alta de 58%, enquanto as que atuam no comércio avançaram 20%.

O mercado livre de energia concentra grandes indústrias e empresas, como shoppings e redes de varejo, que compram energia elétrica diretamente de grupos de geração ou com o intermédio de uma comercializadora. Segmento em plena expansão no país, hoje o ambiente já é responsável por aproximadamente 35% do consumo total do SIN.