Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
A Renova Energia tem o prazo de 30 dias, a partir desta terça-feira (10/6) para iniciar a operação comercial de 14 parques instalados no Estado da Bahia. A decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) considera a conclusão e integração da subestação Igaporã II ao Sistema Interligado Nacional (SIN) em 31 de maio.
As plantas foram licitadas no 2º leilão de energia de reserva (LER) em 2009, e somam 294,4MW de capacidade instalada. As usinas tinham o compromisso de fornecer energia a partir de 1º de julho de 2012, no entanto, o atraso em dois anos pela Chesf para entrega da obra de Igaporã impediu a conexão dos parques na rede.
Desde então, a Renova Energia passou a receber a receita proveniente dos contratos firmados em 2009, uma vez que a geradora não deu causa ao atraso, contudo, estava com as usinas aptas a operar.
Os parques em questão são os de Alvorada, Candiba, Guananbi, Guirapá, Igaporã, Ilhéus, Licínio de Almeida, Nossa Senhora da Conceição, Pajeú do Vento, Pindaí, Planaltina, Porto Seguro, Rio Verde e Serra do Salto.
Todas as plantas foram autorizadas pela Aneel a iniciarem a sua operação em teste a partir desta terça-feira. A decisão consta em despacho da agência reguladora publicado no Diário Oficial da União (D.O.U).
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental