Níveis no Sudeste/Centro-Oeste sobem e chegam a 19,6%

Em: 30/11/2021 às 11:01h por CANAL ENERGIA

De acordo com ONS, Nordeste opera com 34,4% da capacidade

Os reservatórios do submercado Sudeste/ Centro-Oeste estão operando com volume de 19,6%, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico referentes ao último dia 28 de novembro. Houve aumento de 0,1% na comparação com o dia anterior. A energia armazenada é de 39.958 MW mês e a Energia Natural Afluente é de 29.335 MW med, que equivale a 89% da média de longo termo armazenável no mês até o dia. A usina de Furnas opera com 21,15% da sua capacidade e a de Nova ponte, com 11,13%.

No Nordeste, os níveis subiram 0,2%, deixando os reservatórios com 34,4% de volume operativo. A energia armazenada é de 19.295 MW mês e a ENA é de 5.790 MW med, o mesmo que 76% da MLT. O reservatório da hidrelétrica de Sobradinho opera com 36% da capacidade. O Norte foi a única região que apresentou queda nos níveis, recuando 0,4% e chegando a 33,8%. A energia armazenada da região é de 5.124 MW mês e a ENA registrada é de 8.693 MW med, que equivale a 140% da MLT. A usina de Sobradinho está com volume de 3,09%.

A região Sul teve variação positiva de 0,2%, levando os reservatórios a 54,6%. A energia armazenada é de 10.862 MW mês e a ENA da região é de 3.949 MW med, que corresponde a 57% da MLT. A usina de Passo al opera com 48,37% da sua capacidade.