Volume diminui e submercado Norte opera a 36,3%

Em: 24/11/2021 às 09:56h por Canal Energia

Sul e Nordeste subiram 0,1 ponto percentual e SE/CO manteve níveis em 19,3%

Os reservatórios do Norte apresentaram queda de 0,4 pontos percentuais na última segunda-feira, 22 de novembro, em relação ao dia anterior, e o subsistema opera a 36,3% junto ao SIN, aponta o boletim diário do ONS. A energia armazenada marca 5.500 MW mês e ENA de 7.637 MW med, equivalente a 123% da média de longo termo armazenável no mês até o dia. A UHE Tucuruí segue com 42,24%. No SE/CO o volume útil desceu 0,1 p.p para 18,8%.

Já na região Sul a vazão subiu 0,1 p.p e os reservatórios trabalham com 55,6%. A energia armazenada mostra 11.070 MW mês e a ENA é de 4.795 MW med, o mesmo que 60% da MLT. As UHEs Passo Fundo e G.B Munhoz funcionam com 53,58% e 65,64%, respectivamente.

No Nordeste os níveis também cresceram 0,1 p.p e os reservatórios admitem 36,8%. A energia armazenada é de 19.001 MW mês e ENA de 4.246 MW med, valor que corresponde a 71% da MLT. A hidrelétrica de Sobradinho marca 34,39%.

Por sua vez o armazenamento hidroelétrico no Sudeste/Centro-Oeste não variou e o submercado segue com 19,3%. A energia armazenada é de 39.323 MW mês e a energia natural afluente marca 33.025 MW med, correspondendo a 88% da MLT. Furnas admite 21,55% e a usina de Nova Ponte marca 12,14%.