Construção de nova subestação de energia elétrica no Amapá será leiloada pela Aneel em dezembro

Em: 23/11/2021 às 10:10h por G1

img

Licitação, que também contempla uma linha de transmissão para a capital, ocorrerá em 17 de dezembro. Medida visa dar mais segurança energética ao estado que enfrenta crise há um ano.

O leilão para a construção de uma nova subestação de energia elétrica em Macapá foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O processo ocorrerá em 17 dezembro na sede da B3, em São Paulo, e também contempla uma linha de transmissão de 10 quilômetros.

A intenção do Ministério de Minas e Energia (MME) é que a nova subestação melhore a distribuição de eletricidade aos consumidores da capital e parte dos municípios do Amapá, que sofreram com a crise de fornecimento de energia elétricas por 22 dias em 2020.

Segundo o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (Abrate), Mário Miranda, a nova subestação será chamada de Macapá 3 e se conectará à já existente.

"Está programado para o mês de dezembro deste ano a licitação da concessão subestação Macapá 3 e 230 quilovolts, que também se conectará à existente, a subestação Macapá 2, por meio de uma linha de transmissão de 10 quilômetros", informou.

Miranda acredita que a construção deve iniciar já em 2022, com duração de até 42 meses e melhorias devem ser feitas no sistema de energia elétrica do Amapá.

"Dada a nova situação da CEA [Companhia de Eletricidade do Amapá, que passa pelo processo de desestatização], que agora tem concessão efetiva, o seu novo controlador terá condições de promover a devida integração da rede de distribuição com a nova subestação que iniciará suas obras em 2022", disse.

Ainda em ações para suprir a demanda de energia no estado, no dia 12 de novembro, a Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), que administra a Subestação Macapá 2, recompôs o funcionamento da estrutura com três transformadores de 150 megavoltampère após o apagão no Amapá.