Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Encontro em BH discute adoção de formas de geração de energias renováveis

Encontro em BH discute adoção de formas de geração de energias renováv

Em: 02/06/2014 às 11:28h por Jornal da Energia

O I Fórum Mineiro de Energia Renovável, o Minas Meeting acontece em Belo Horizonte nos dias 3 e 4 de junho, dentro dos eventos da Semana do Meio Ambiente, e reunirá representantes de toda a sociedade para avaliar a crescente importância das matrizes energéticas alternativas.
O evento terá sete painéis com temas abordando a questão em Minas, no Brasil e no mundo. O primeiro deles, na manhã do dia 3, enfocará iniciativas que incorporam o desenvolvimento sustentável ao planejamento energético. À tarde, as discussões terão os temas ‘Mudanças Climáticas’ e ‘Potencial de Energia Renovável’, com destaque para os cenários mineiro e brasileiro. Também será apresentado o estágio atual de desenvolvimento do Plano Estadual de Energia e Mudanças Climáticas.
O segundo dia do Fórum destacará as inovações no planejamento energético de governos e empresas no Estado. A abertura, na parte da manhã, terá apresentações de estudos e projetos inovadores em Minas, prosseguindo com o tema ‘Energia Solar’ e sua utilização em Minas. A tarde do dia 04 será reservada para os temas ‘Expansão da energia renovável’ e ‘Matriz energética regional’.
A diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Janaina Maria França dos Anjos, afirma que o objetivo das discussões é compartilhar informações sobre as atuais iniciativas sobre a matriz energética. “As fontes renováveis têm papel importante, pois existe uma tendência no crescimento de sua participação, além de apresentarem grande vantagem do ponto de vista ambiental”, observa.
O I Fórum Mineiro de Energia Renovável é organizado em parceria com as secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). O evento conta ainda com a participação do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), da Cemig, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME). O número de vagas é limitado.