MME e EPE lançam cartilha sobre a situação hídrica e o impacto na geração de energia

Em: 23/06/2021 às 08:36h por Canal Energia

Diante do cenário de crise hídrica em que o país se encontra, o Ministério de Minas e Energia e a Empresa de Pesquisa Energética lançaram a cartilha “Escassez Hídrica e o Fornecimento de Energia Elétrica no Brasil”.

O objetivo da cartilha é facilitar o entendimento sobre a situação hídrica, apresentando o cenário hidrológico atual, explicando a importância da água e das hidrelétricas para a geração da energia elétrica no Brasil e a relação entre as hidrelétricas e os demais usuários da água.

Nesse contexto, a EPE discute a importância de se flexibilizar as restrições operativas nesse momento e as ações em curso desde 2020 para garantir a oferta de energia elétrica. Inclui, ainda, uma comparação entre a matriz elétrica e a evolução das linhas de transmissão instaladas no Brasil, que duplicou de extensão entre 2001 e 2020.

Além disso, a cartilha apresenta como a sociedade pode contribuir em meio a este cenário. Para atravessar esse período da melhor forma possível, a contribuição de todos é fundamental. Para saber mais detalhes, acesse a cartilha