Superintendente da Aneel será novo secretário de Energia Elétrica

Em: 07/05/2021 às 09:18h por Canal Energia

BRASÍLIA – O atual superintendente de Regulação dos Serviços de Geração da Aneel, Christiano Vieira, será o novo secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia. Ele ocupará o lugar deixado por Rodrigo Limp, que toma posse como presidente da Eletrobras nesta sexta (7).

Vieira é engenheiro eletricista e chegou a assumir de forma interina a diretoria da Aneel deixada pelo próprio Limp no ano passado, antes da aprovação definitiva do nome de Hélvio Guerra para o posto.

Ele ocupa a superintendência da Aneel desde 2015 e também foi assessor de diretoria e da superintendência de Mercado.

É visto como um nome técnico pelo setor e também pelo Ministério de Minas e Energia (MME). A nomeação pelo ministro Bento Albuquerque deve ser feita em breve.

O MME sofre, desde 2019, uma pressão política por cargos, que é intensificada com a abertura de espaço por Jair Bolsonaro, na construção da base que vem sustentando o governo, principalmente, na Câmara dos Deputados.

epbr apurou que há preocupação da pasta com o apetite desses partidos do centrão por nomeações dentro dos ministérios, o que estimula o MME a definir rapidamente o destino da secretaria de Energia Elétrica.

O Ministério de Minas e Energia já abrigou muitas legendas em governos anteriores. O próprio ministro é alvo de especulações de políticos, mas tem se mantido firme no cargo, com apoio do presidente.

O ministério, diante dos temas tratados nesses dois anos e meio de governo – Lei do Gás e modernização do setor elétrico –, buscou uma aproximação com parlamentares, especialmente no Senado Federal.

PUBLICIDADE

Nomeação para Itaipu

Nesta quinta (6), Cida Borghetti foi eleita conselheira de Itaipu Binacional, com mandato até 16 de maio de 2024. Ela vai substituir Carlos Marun (MDB), que foi nomeado para o cargo pelo ex-presidente Michel Temer, em 2018, e mantido por Bolsonaro.

Cida foi vice-governadora do Paraná e assumiu o estado em 2018, quando Beto Richa renunciou para disputar uma vaga no Senado. Tentou a reeleição, mas perdeu para Ratinho Júnior (PSD), aliado de Bolsonaro.

A nova conselheira é esposa do atual líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP/PR). O casal tem uma filha deputada estadual no Paraná, Maria Victoria (PP).