Novo diretor assumirá Itaipu em solenidade de transmissão de cargo

Em: 06/04/2021 às 09:46h por Canal Energia

Bolsonaro dará posse ao general João Francisco Ferreira na próxima quarta-feira, 07

O presidente Jair Bolsonaro voltará a Foz do Iguaçu na próxima quarta-feira, 07 de abril, para a solenidade de término da obra civil de ampliação da pista do Aeroporto Internacional e a transmissão de cargo do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna, para o novo comandante da margem brasileira da empresa, general João Francisco Ferreira.

O nome do general Ferreira deve ser oficialmente confirmado em Diário Oficial da União ainda esta semana, no entanto, a indicação já havia sido anunciada pelo Presidente da República no dia 19 de fevereiro, mesma data em que o presidente anunciou Silva e Luna para o comando da Petrobras, nomeação que deverá ser confirmada na assembleia da estatal, marcada para o próximo dia 12. O general João Francisco Ferreira substitui o general Joaquim Silva e Luna depois de dois anos e um mês frente à Itaipu. Ferreira será o 13º diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional.

Em 2020, Itaipu, o governo federal e o governo do Paraná anunciaram o início das obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu – que integram o rol de investimentos estratégicos da Itaipu na infraestrutura da região. As melhorias no aeroporto foram além da ampliação da pista de pouso e decolagem. Elas incluem outras duas frentes: a construção de ciclovia e a duplicação da via de acesso, entre a BR-469 (Rodovia das Cataratas) e o terminal, e a ampliação do pátio de manobras das aeronaves. As obras, com custos de R$ 69,4 milhões, receberam 80% de recursos da Itaipu e o restante da Infraero.

As solenidades acontecerão no período da tarde, em horário a ser confirmado, no saguão de embarque do aeroporto e, na sequência, no Cineteatro dos Barrageiros, na usina.