ABGD lança e-book sobre energias renováveis e o potencial das fontes para GD

......................................................................

Em: 23/03/2021 às 09:43h por Canal Energia

img

Publicação destaca que o Brasil se comprometeu a reduzir até 2030 as emissões de gases de efeito estufa em 43%

A ABGD desenvolveu o e-book ‘Energias Renováveis: O Potencial das Fontes para a Geração Distribuída’, que aborda como as fontes de energias renováveis têm papel crucial não só na diminuição do efeito estufa e na preservação do meio ambiente, mas também são fundamentais na redução da dependência mundial dos recursos não renováveis, que são finitos.

Segundo informações divulgadas na publicação, no Brasil 79% da capacidade instalada de geração elétrica é formada por fontes renováveis. A maior parte é gerada por fonte hidrelétrica (62%), seguida por térmica (18%), eólica (9%), nuclear (1%) e solar (1%). O país se comprometeu a reduzir, até 2025, as emissões de gases de efeito estufa em 37% em relação aos níveis de 2005, e até 2030 reduzi-las a 43%.

A geração distribuída oferece uma série de vantagens para o sistema elétrico. É uma alternativa de baixo impacto ambiental, com níveis muito reduzidos de emissões de gases de efeito estufa, porque utiliza fontes renováveis. Além disso, oferece menor custo para o consumidor no médio e longo prazo e promove ainda a diversificação da matriz energética.

O informativo destaca ainda que a GD já criou mais de 90 mil postos de trabalho, trouxe novas indústrias de painéis solares,  inversores, estruturas, acessórios e toda uma cadeia econômica fundada no espírito empreendedor e concorrencial da livre iniciativa brasileira. Mas ainda há muito espaço para crescer.

Para maiores informações sobre o E-Book da ABGD, que está disponível em nossa Biblioteca, acesse aqui.